Confesso que algumas curiosidades já foram citadas aqui no blog, em textos redigidos por mim ou através de comentários. Mas é sempre bom acrescentar por aqui.
1. Endereços iniciais
No primeiro episódio, é possível ver o endereço do Orfanato Applefield e também da casa onde Edna mora.
Acima, podemos ver "Old Park Ln". Experimentem escrever esse nome no Google Maps e vejam que o local é bem parecido com a rua onde se encontra a casa da Edna, do anime.
Por outro lado, Huntington é um pequeno vilarejo com um pouco mais de 3000 habitantes, situado em Staffordshire. Este é um condado da Inglaterra localizado na região oeste central, conhecida como Midlands.
2. Leões brancos?
Todo mundo que assistiu ao anime sabe que existem na série dois leões de cores diferentes, chamados de Creme e Chocolate. Mas quem conferiu o episódio 14, sabe que um dos leões não possui a cor preta, e sim, é pintado pelo George, líder da companhia Dandelion.
Mas a questão é? Existem leões brancos? E leões pretos?
Coisa feia, George! |
Leões brancos existem sim. E não são albinos não! Na realidade são uma rara mutação de cor do leão sul-africano. E a cor dos olhos também está correta: A espécie possui olhos de coloração dourada ou azul. Sendo que Creme e Chocolate possuem olhos dourados. E ao contrário do que se pensam, eles não são mais sensíveis ao sol em relação aos leões que conhecemos convencionalmente.
E quanto a leões pretos? Ao contrário dos brancos, estes não existem de fato. Tudo não passou de uma mentira mesmo. Diga-se de passagem que divulgaram imagens de um leão preto pela internet, mas na realidade, é uma farsa editada pelo Photoshop.
3. Santa Lucia
No episódio 19, é possível ouvir a Nadja cantar (Muito mal, por sinal) uma canção chamada Santa Lucia. Esta canção é um clássico italiano, interpretada por diversos cantores ao longo dos anos. Inclusive, Elvis Presley chegou a cantá-la também (Alguns trechos, mas tudo bem).
Cliquem nos nomes em negrito, se quiserem ouvir a versão do cantor Andrea Bocceli e algumas informações sobre a música original.
Acho um tanto injusto não citar essa música aqui, até porque ela também aparece no anime.
Se trata de Funiculi Funicula, um clássico da música italiana, escrita por Giuseppe Peppino e musicada por Luigi Denza. No episódio 35, Nadja, Collete e vários passageiros de um bondinho cantam esta música coletivamente. Para quem quiser ouví-la, acessem aqui.
4. Aniversário
A data de aniversário adotada pela diretora do orfanato para Nadja é dia 25 de março. É dita no episódio 21. Apesar de não parecer tão relevante, pouca gente se lembra com o passar do tempo.
5. Fonte de desejos.
No final do episódio 20, Nadja e Christian jogam uma moeda numa fonte e fazem um pedido. Aquela fonte é um dos principais pontos turísticos de Roma e se chama Fontana di Trevi. É considerada a fonte mais bela do mundo, e perfeita para casais apaixonados (Não é, Christian?).
Após a exibição do filme "Three Coins in the Fountain" (Adaptado para "A Fonte dos Desejos), criou-se uma superstição que, ao jogar uma moeda, virado de costas para a fonte, seria garantido um retorno à cidade (Roma). Reparem que os pedidos feitos pelos personagens do anime são diretamente relacionados ao retorno deles em Roma com alguém do interesse.
Sim, Nadja retornou à Roma. E encontrou a mãe dela por lá. |
O engraçado é que, pesquisando um pouco mais sobre a fonte, descobri que uma vez por semana, a prefeitura de Roma recolhe as moedas jogadas pelos turistas. Sério, chega a ser hilário.
6. Música em Granada
Ao longo desses anos desde que comecei a pesquisar sobre esse anime, pude ver pessoas curiosas em relação a uma tal música que é tocada no episódio 26, quando Nadja encontra o nosso "Cavaleiro de Olhos Faiscantes". Na realidade, é uma composição de Enrique Granados, importante pianista e compositor espanhol. É a 5º música do disco "Danzas Españolas" e se chama "Andaluza". Para quem quiser ouví-la, cliquem aqui.
6.5 Mais uma música em Granada
Além da música Andaluza, o episódio 26 também possui uma música não original. Se trata de Clair de Lune, criada por Claude Debussy, músico e compositor francês. Para quem se interessar em ouví-la, cliquem aqui. Além disso, foi muito fácil encontrar a partitura para piano desta música. Acessem aqui e tenham acesso a ela.
7. Canhoto?
Reparem nessa fatídica cena do episódio 44. O Keith é canhoto, ou no mínimo, ambidestro.
Vai por mim, você não prestou atenção nisso antes.
8. Mapa da Áustria
Naquela época, a Áustria não era um império ou república independente. E sim, anexada ao Império Austro-Húngaro. Vamos dizer que a Áustria só se tornara uma república independente depois da primeira guerra mundial (Corrijam-me se eu estiver errada).
Sendo que o anime se passa na Belle Epoque, antes da primeira guerra... Fail.
9. Mensagem subliminar... Será?
Reparem na última palavra na primeira coluna |
Lembro-me da época, quando fiquei sabendo dessa "mensagem subliminar", episódio 48. Estava assistindo tranquilamente o anime em "Espanhol Latino" (Já que não existia opção dublada ou legendada em português por aí), quando me deparei com alguns comentários abaixo do vídeo, no youtube.
Agora imagine numa época, a 3~4 anos atrás, onde a homossexualidade não era uma pauta tão discutida pelas pessoas, como ele é hoje (Pelo menos, aqui no Brasil e creio que, em países latino-americanos).
O resultado? Uma reação um tanto... Negativa. Por parte das pessoas envolvidas nos comentários.
Mas na realidade, não prestaram atenção ao principal detalhe: O corpo da notícia não tinha nada a ver com o título! Se vocês leram tudo e entenderem um pouco de inglês, perceberão que a notícia está se referindo a um homem chamado Duncan Smith. Ele era líder do partido conservador na Inglaterra, na época em que o anime era transmitido (Lá para 2002~2003). Bem, quanto ao resto, não sei de muitos detalhes, mas normalmente pessoas conservadoras não apoiam a homossexualidade. O termo "homossexuality" deve ter alguma ligação com isso.
Então, não era uma mensagem subliminar, teoria da conspiração, "satanismo" e coisa do tipo. Porque estou entrando em detalhes nisso? Pois, acreditem, existem sites que falam apenas sobre isso, ou você nunca ouviu discussões sobre o carro do Gohan na abertura 2 de Dragon Ball Z?
Creio que tenha sido uma notícia inglesa aleatória implantada na cena. Se foi de propósito ou não, aí eu não sei.
10. Peach?
Não sei quanto a vocês, mas para mim, a moça do cartaz nessa cena do episódio 48 se parece com a Princesa Peach (Mário). Qualquer semelhança é uma mera coincidência. Ou não xD
Espero que tenham gostado da matéria. Bom, é isso aí.