Tecnologia do Blogger.

Observações sobre o final do anime



Porque todo conto de fadas merece um final feliz. Mas nem tudo são flores.

Muitos se perguntam por que Nadja não ficou com sua mãe, depois de tanta busca. O motivo é simples: Nadja apenas queria conhecê-la, em nenhum momento afirmou que queria morar junto com ela. É possível ver que outros personagens pensavam que a Nadja queria ficar com ela, mas a própria Nadja dizia que queria apenas conhecê-la.

Isso é mostrado em alguns episódios, onde a Nadja afirma que não se importa em fazer parte da nobreza, que queria apenas conhecer sua mãe. (Exemplo: episódios 18 e 36) Sendo que ela sabia que sua mãe pertencia à nobreza,  então é obvio que isso deixa claro sobre sua decisão final.

O anime tenta mostrar também que são os valores imateriais (honestidade, perseverança, gentileza, etc) que enobrecem uma pessoa, e não apenas os valores materiais. E Nadja percebeu que fazendo parte da nobreza, sua vida seria totalmente limitada (vejam o caso de Collete) e que não teria chances de aproveitá-la, apenas seguindo as disciplinas impostas pela nobreza. O próprio Herman critica o pai pelo fato de quando jovem, não teve muitos amigos e que não aproveitou vida como deveria, em função da sua posição como herdeiro).

Além disso, o anime é uma mescla dos contos de fadas (princesa perdida, príncipes ou admiradores da nobreza, final feliz) com verdadeiras críticas a sociedade da época (tanto ricos como pobres), ou seja, ele sai um pouco do óbvio, em que a Nadja deveria terminar como uma nobre. 

O anime tenta mostrar que as pessoas não devem seguir os padrões impostos pela sociedade, e sim, serem lives para escolher o que acham melhor para suas vidas. E a Nadja fez a escolha que julgava melhor, não para suas condições financeiras, mas sim, para sua própria felicidade. Mesmo pobre, a garota pode visitar a mãe quando quiser e viajar por diversos países, fazendo o que mais gosta: dançar.

Vale lembrar que no final das contas, a Nadja alcançou seu objetivo teve um final feliz e isso é o que realmente conta para a história. 

Já no caso dos gêmeos, o final realmente ficou em aberto, pois ela deveria escolher definitivamente com qual dos dois ficaria. Seu final amoroso foi o simples fato de que Nadja não tinha maturidade suficiente para fazer sua escolha e por isso, a faria quando estivesse realmente pronta. Os gêmeos entenderam e preferiram não pressioná-la em relação a isso.

Outras questões ficaram em aberto, como a falência da famíla Harcourt, o suposto desaparecimento do Keith no final da série e até mesmo a questão da morte do José Rodrigues na Espanha, na qual a Nadja não ficou sabendo. O final deixou a entender que teria uma continuação, até porque terminou com uma frase: “Estamos ansiosos para vê-los novamente em breve... Em algum lugar”. Aparentemente existiam planos de acontecer uma continuação a princípio, mas como a série não obteve muito êxito comercial no Japão, decidiram parar naquele ponto. Isso fez com que muitos fãs pelo mundo, inconformados com o final, esperassem uma continuação da série. A maior prova disso foi um boato nos países latinos (México, Chile, Argentina, etc) de que haveria uma segunda temporada, que seria lançada em 15 de março de 2010. Porém, a Toei Animation andava focada (na verdade, ainda tem focado) na série Pretty Cure e Nadja ficou de fora dos planos durante muito tempo.

Porém, a série recebeu uma continuação em formato de livro. Escrita por Tomoko Konparu, a roteirista original da série, com supervisão e divulgação da Toei Animation (óbvio), a série se chama "Ashita no Nadja: 16-sai no Tabidachi", que traduzido fica "O amanhã de Nadja: uma aventura aos 16 anos". A história desenvolve alguns pontos que não foram explorados adequadamente até o final da série, como o triângulo amoroso e o desfecho de Rosemary. A editora responsável foi a mesma do mangá, a Kodansha. Para mais informações sobre essa novidade, cliquem aqui.

Última edição: 11/08/2017.
Comentários
19 Comentários

Seguidores

Ashita no Nadja - Brasil Copyright © 2013 - Designer by Papo Garota,Programação Emporium Digital